Helicóptero que vai substituir antigos HUEY UH-1N entra em testes de desenvolvimento na Força Aérea

MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação
MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação

O helicóptero MH-139 Grey Wolf finalmente recebeu a Certificação FAA e liberação de voo militar para prosseguir com as próximas fases do desenvolvimento.

+ Yamaha FAZER FZ15, fotos, ficha técnica, potência, consumo e preço
+ Honda CB125R com visual neo-retro e suspensão da irmã de 650cc, por ‘apenas’ R$ 30.000

A Força Aérea dos EUA anunciou que o MH-139 Grey Wolf está entrando agora na fase de testes de desenvolvimento depois que recebeu a Certificação FAA e a Liberação de Voo Militar.

MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação
MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação

Em meados de agosto, poucas semanas depois que a Boeing completou a certificação final do tipo suplementar da FAA necessária para que o MH-139A realizasse sua liberação de voo militar, quatro helicópteros foram entregues e aceitos pela Força Aérea para iniciar os testes.

Os atrasos resultaram no atraso na aquisição de oito helicópteros financiados no orçamento de 2021 e no cancelamento da aquisição de oito MH-139s do orçamento de 2022, atrasando a produção do helicóptero.

+ Cantora Paula Fernandes sofre grave acidente de carro em São Paulo
+ Blogueira de 19 anos morre ao pegar carona no Paraná

MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação
MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação

Agora, com a entrega dos quatro helicópteros, a Força Aérea realizará testes de capacidades militares críticas do MH-139A à medida que o programa avança para o Marco C, o início da produção.

A meta para os próximos 15 meses de testes nos quatro MH-139As aqui será validar a segurança da aeronave e definir os limites e manobras que podem ser realizados.

Os testes de desenvolvimento em Duke Field garantirão que o MH-139A atenda aos requisitos da AFGSC para missões operacionais e defina capacidades operacionais de linha de base sobre as quais construir táticas, técnicas e procedimentos.

A Força Aérea planeja comprar 80 helicópteros MH-139 Grey Wolf, apenas tímidos do plano inicial para 84 helicópteros, para substituir a frota envelhecida de 63 helicópteros UH-1N Huey.

MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação
MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação

“O Grey Wolf é uma aeronave moderna e versátil que oferece maior alcance, velocidade e resistência do que o HUEY UH-1N que substitui”, disse Cherry ao site theaviationist.

+ Letônia faz doação de helicópteros para a Ucrânia
+ Argentina negocia compra de helicópteros Boeing CH-47 Chinook

Os helicópteros fornecerão transporte aéreo vertical e suporte a quatro Comandos Principais da Força Aérea e outras agências operacionais, incluindo o Comando de Ataque Global da Força Aérea, o Comando de Educação Aérea e Treinamento, o Comando Materiel da Força Aérea, o Comando da Reserva da Força Aérea e o Distrito da Força Aérea de Washington (AFDW).

MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação
MH-139 Grey Wolf. Foto: Divulgação

Um de seus papéis mais notáveis é a proteção das instalações de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) e, de fato, o Comando de Ataque Global da Força Aérea é o principal patrocinador dos requisitos de comando e capacidade operacional para o MH-139.

Bell UH-1

Bell UH-1. Foto: Wikipédia
Bell UH-1. Foto: Wikipédia

O Bell UH-1 Iroquois , comumente (ou oficialmente no USMC) conhecido como “Huey”, é um helicóptero multifuncional, famoso por seu uso na Guerra do Vietnã .

O original ( Modelo 204 ) recebeu uma cabine maior ( Modelo 205 ). O Modelo 210 é um Modelo 205 antigo atualizado/reconstruído, o Modelo 214 é um Modelo 205 com mais potência.

No final da década de 1960 surgiu um Huey bimotor, o Modelo 212 . Um modelo 212 com um sistema de rotor de quatro pás foi desenvolvido no final da década de 1970 e é conhecido como modelo 412 . Ambas as versões bimotores são conhecidas como Twin Huey

Fonte: Boeing

Back to top